quarta-feira, 30 de maio de 2007

O TEMPO DE DEUS - PARTE I

O TEMPO DE DEUS

Na mesma história de Abraão, diz que ele não enfraqueceu na fé, mas deu glória a Deus. Quando nós enfraquecemos na espera dos sonhos e achamos que eles se tardam, a nossa arma que podemos usar é profetizar. Foi isto que Abraão fez quando sentia que estava mais frágil. Profecia é quando você antevê o que já está prometido, é quando você proclama o resultado que você aguarda em fé. SONHOS E DESTINOS - BISPO ROBSON RODOVALHO

Conhecer o tempo de Deus não é algo impossível de ser discernido, visto que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã sobre as nossas vidas.

Não é algo utópico ou que requeira algum exercício esotérico, pois Deus tem nos permitido conhecê-lo através de Sua Palavra.

Na vida possuímos oportunidades que surgem que são verdadeiras portas que Deus está colocando diante de nós que precisam ser atravessadas. Se possuirmos uma visão pequena da vida, superdimensionando nossa impossibilidade, será difícil acreditar na provisão de Deus.

Visão e provisão andam sempre juntas nos planos de Deus para seus filhos. Quando se tem visão, tem-se também a provisão.

Vejamos o exemplo de Rute, quando seu marido faleceu. Ela retornou com sua sogra Noemi para Belém. Sua sogra voltou com o coração amargurado, focalizando apenas as dificuldades que já havia passado. Rute, porém viu uma porta de esperança, uma porta de oportunidade em seu retorno.

No grego, língua original do Novo Testamento, há duas palavras que expressam o significado de tempo, porém com diferenças grandes entre elas.

“Cronos” expressa o tempo cronológico, descrito em segundos, minutos, horas, dias meses, anos e séculos. Trata-se do tempo contado pelo homem e dimensionado dentro de sua perspectiva de vida. É o tempo que o homem julga ser dono e que com certa capacidade conduz para o cumprimento de um objetivo.

Mas a palavra “Kayros” expressa o tempo de Deus. Tempo este que não pode ser dimensionado pelo homem, não é quantificado quanto o cronos e cuja importância é maior para Deus e para nós. É um tempo onde as coisas acontecem, um tempo de oportunidades e de qualidade.

Você pode viver muito o cronos, mas nunca provar o kayros, viver uma vida sem oportunidades e qualidade de Deus. Por isto o Apóstolo Paulo nos diz que “devemos aproveitar o kayros porque os cromos são maus”. (Ef 5:16)

O sábio Salomão também nos diz que se dermos ouvidos a Palavra de Deus, teremos uma vida longa, gozando a promessa da longevidade de dias e que também teremos nossos passos pela vida, firmados por Deus, de modo a não tropeçar e cair, isto é, gozaremos do kayros de Deus. (Prov 4:10-12)

Mas como podemos entender, ver e capturar o tempo de Deus para nossas vidas?