sábado, 7 de setembro de 2013

O QUE CRISTO ESPERA DE MIM?


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1 

Durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, ouviu-se várias vezes nos noticiários sobre esta pergunta realizada pelo Papa Francisco para os católicos. 

Porém esta pergunta não interessa apenas aos cristãos católicos, mas a todos os cristãos que tem o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, e que possuem a Bíblia Sagrada com sua única regra de fé e vida. 

Poderíamos dar várias resposta a esta pergunta, mas principalmente a regra de ouro indicada por Nosso Senhor Jesus: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12: 30 – 31.
Porém o amor pressupõe seguir a aquele que declarou a Palavra, bem como procurar andar em sua Palavra.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21 

Não se trata de um amor descompromissado ou compromissado com a ética temporal do mundo. 

A ética temporal do mundo, isto é, o conselho dos ímpios não deve ser caminho para nós, os que cremos no Senhor Jesus. 

Se o fim é bom, também são os meios, diz a canção do Rosa de Saron. O fim tem que ser Jesus Cristo, os meios também que ser Jesus Cristo. 

Fica a pergunta!  

O Senhor Deus espera de cada cristão um compromisso maior e verdadeiro com Sua Palavra, Sua verdade, Sua Vida em nós através do Espírito Santo. 

Não precisamos procurar aprovação das pessoas, meros mortais, mas a aprovação de Deus que vem através da Paz em nossos corações por estarmos agindo em conformidade com o que Ele diz em Sua palavra.  

Sua Palavra permanece intacta. Passará tempos, céus e terra, mas sua Palavra permanece. Nem todo mundo aprecia, gosta, respeita Sua Palavra. Mas preferem respeitar palavras de meros mortais, que depois de algum tempo não estarão mais aqui nesta terra. 

O que nos interessa? Aquilo que Senhor Deus fala!
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2 

Quem é esta palavra? É o Senhor Jesus Cristo. O verbo vivo! 

Toda a Palavra é digna de confiança e verdadeira. É o próprio Senhor Jesus Cristo nos falando em cada letra e frase. 

Nosso compromisso não é com este mundo, suas filosofias, seus achismos e sua ética perversa! 

Não há meio termo. Ser ou não ser eis a questão? 

Vale a pena ser cristão e andar conforme Sua Palavra. E o mundo?  Sei lá!

 

SHEVA BRACHOT 

MANOEL VALENTIM

 

 

 

 

domingo, 2 de junho de 2013

EU NÃO VENDO LIBERDADE



“Eu renovei o sentimento que havia em mim
Eu não “to” aqui pra me vender,
Não há tarifas aqui.
Já cansei, já ponderei, pode sair
Quero dizer que já escolhi
Quem vou seguir

O meu preço já foi pago
Por onde eu passe
Não te encontrarei
Eu não vou, eu não vendo liberdade
E não me compare, não estou com vontade
Isso é tudo, eu não vendo
Liberdade!
(2x)” (LIBERDADE – ROSA DE SARON)

Estamos vivendo hoje tempos diferentes daqueles que nasceram na década de 60 e 70.
Naquele tempo ser cristão era vergonhoso na sociedade porque éramos tratados como “crentes”, “bíblias”, “ignorantes”, “fanáticos” e muitos outros adjetivos.
Naquela época havia realmente uma “cristofobia”. Ninguém se preocupava com nossa fé.  Hoje a coisa continua na mesma direção.
Mas sabíamos que este era um preço que tínhamos que pagar pela nossa fé e que no futuro esta situação iria mudar para melhor, porque outras pessoas chegariam ao arrependimento sincero e entregariam suas vidas ao Senhor Jesus. E foi o que aconteceu.
Sempre ouvi que pecado é pecado, laranja é laranja, cachorro é cachorro.
Nas Sagradas Escrituras não houve mudança da personalidade de Deus e nem de seus atributos, como amor, misericórdia, justiça e juízo devido a mudanças culturais na sociedade. A Bíblia continua sendo a Bíblia Sagrada.
Suas verdades são imutáveis e inegociáveis, porque a Bíblia Sagrada é o próprio Senhor Jesus Cristo (o Verbo) que se tornou carne e habitou entre nós.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14- Bíblia Católica)

Quando Jesus encontrou a mulher adúltera que seria apedrejada, por força da Lei de Moisés, Ele não a condenou e nem tão pouco se conformou com a situação dela, como se estivesse fazendo uma análise sociológica da sociedade judaica da época, que vivia debaixo da opressão romana!
O Senhor Jesus teve compaixão dela, da vida miserável, sem dignidade (porque dignidade só existe quando se conhece a Deus e se sabe o valor da vida na perspectiva Dele, que deu Seu Filho Jesus por nós), sem paz e sem sentido.

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e
não peques mais. (João 8:10-11)

Quem tem amor maior que este, de dar seu único Filho para remir os pecados de cada um de nós, levar toda maldição, injúrias e enfermidades? Ninguém!
Só se pode amar profundamente alguém quando se conhece o valor desta pessoa em sua própria vida.
Quem não teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo e não considerou, ponderou e testificou que Ele é importante em sua vida não sabe quem é a Brilhante Estrela da Manhã, a Rosa de Saron, o Autor da Vida!
Se falarem de Deus, falam de alguém como se fosse um vizinho que conhece, mas não tem compromisso nenhum com Ele e nem se submete a autoridade Dele, expressa em sua Palavra.
Mas mesmo assim Ele continua nos amando, desejando que todos cheguem ao pleno entendimento da verdade, isto é, de que todos carecem da Graça de Deus manifestada na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Sem Cristo não tem saída, não tem vida, tem sobrevivência, tem ilusão, falsa felicidade, fogo de palha. Quando acabar a palha acaba o fogo.
Rótulo não salvará ninguém e nem tão pouco ”muitas boas obras”. É preciso olhar para os olhos de Cristo, como fez a mulher adúltera, reconhecer que precisamos Dele, aceitar seu amável conselho e seguí-lo: “- Vai e não peques mais”!

“Te encontrar foi tão bom
Eu não tinha paz, nem prazer
Me sentia muito só
Sem ter mais razão pra viver.
te encontrar foi tão bom,
eu não posso esquecer
nosso encontro mudou meu viver
foi tão grande a emoção
quando ouvi sua voz me falando de amor
pois você me aceitou do jeito que eu sou
te dei meu coração
Não posso viver longe de você
Não posso ficar sem tua luz
Eu quero dizer que amo só você jesus.
Te encontrar me mostrou nova direção
Seu amor fez mudar tudo em mim
O meu coração transformou
É tão bom, eu não posso explicar o prazer
De sentir teu amor me envolver.
quando estou aos pés da cruz
eu só sei de uma coisa e vou te dizer
simplesmente eu não posso e não sei viver sem você, Jesus”
 
(NÃO POSSO VIVER LONGE DE VOCÊ – Simião Gomes)

SHEVA BRACHOT
MANOEL VALENTIM

domingo, 17 de fevereiro de 2013

COMO JOSÉ...



E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Gênesis 37:9-10

Alguns meses atrás esteve nas paradas de sucesso nas rádios evangélicas e seculares a canção “como Zaqueu”.  Realmente um louvor maravilhoso, que autor soube muito bem reproduzir em forma de louvor o acontecido com Zaqueu.

Mas também algo aconteceu com José. Atualmente também está em uma emissora de teve a série sobre a vida de José do Egito. Maravilhosa também a filmagem.

Mas José foi alguém que desde sua juventude foi avisado por Deus, através dos sonhos, que o Eterno tinha um grande plano para sua vida. Ele não sabia o que era e nem havia dimensionado a grandiosidade do Plano do Senhor Deus.

Mas teve a simplicidade e inocência de acreditar em seus irmãos e pai contando-lhes seus sonhos.

Foi um exemplo do que  o Senhor Jesus Cristo sofreria futuro a frente por seu próprio povo.
José é odiado e rejeitado por seus irmãos. Lançado na cisterna, vendido aos ismaelitas e depois ao Egito. Desgraça após desgraça. 

Na atualidade, muitos “teólogos de plantão” e “ungidos” diriam que tudo aconteceu porque eram consequências de pecados de José. Outros diriam que José era muito arrogante e ganancioso. Outros diriam que José era muito bobinho.

Mas o que nos chama a atenção é que o Senhor Deus mantém seu divino plano e propósito traçado para vida de José. Mesmo apesar dos erros e simplicidade de José o Senhor não altera seu plano.

Deus constrói a nova personalidade e caráter de José nas dificuldades na casa de Potifar e depois na prisão.

Para nós isto é um dado importante, porque quando se prega na teologia atual que dificuldades e adversidades não podem acontecer na vida do cristão. 

Deus usa toda desgraça, e foram muitas, para provar Sua presença e poder na vida de José. José não era um supercrente. Era um homem comum como nós, mas que guardava em seu coração todos os sonhos e revelações que o Senhor havia lhe concedido.

Foi vendido aos 17 anos pelos irmãos.  Permaneceu mais 2 anos na prisão, quando pensou que podia sair. Aos 30 anos já era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo.

Foram 13 anos para se cumprir os sonhos de Deus. Mas se cumpriram!
Nosso Deus trabalha a nosso favor, mesmo quando não vemos nada e só enxergamos um céu de bronze. É difícil entender, mas ainda bem que Ele está no controle de nossas vidas, nós os que cremos!

A nós nos cabe confiar, viver na presença de Deus, olhando para o céu quando as coisas ficarem desalentadoras.  Ele nos fará vencer porque Ele venceu a morte e o inferno!

SHEVA BRACHOT
MANOEL VALENTIM