domingo, 17 de fevereiro de 2013

COMO JOSÉ...



E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Gênesis 37:9-10

Alguns meses atrás esteve nas paradas de sucesso nas rádios evangélicas e seculares a canção “como Zaqueu”.  Realmente um louvor maravilhoso, que autor soube muito bem reproduzir em forma de louvor o acontecido com Zaqueu.

Mas também algo aconteceu com José. Atualmente também está em uma emissora de teve a série sobre a vida de José do Egito. Maravilhosa também a filmagem.

Mas José foi alguém que desde sua juventude foi avisado por Deus, através dos sonhos, que o Eterno tinha um grande plano para sua vida. Ele não sabia o que era e nem havia dimensionado a grandiosidade do Plano do Senhor Deus.

Mas teve a simplicidade e inocência de acreditar em seus irmãos e pai contando-lhes seus sonhos.

Foi um exemplo do que  o Senhor Jesus Cristo sofreria futuro a frente por seu próprio povo.
José é odiado e rejeitado por seus irmãos. Lançado na cisterna, vendido aos ismaelitas e depois ao Egito. Desgraça após desgraça. 

Na atualidade, muitos “teólogos de plantão” e “ungidos” diriam que tudo aconteceu porque eram consequências de pecados de José. Outros diriam que José era muito arrogante e ganancioso. Outros diriam que José era muito bobinho.

Mas o que nos chama a atenção é que o Senhor Deus mantém seu divino plano e propósito traçado para vida de José. Mesmo apesar dos erros e simplicidade de José o Senhor não altera seu plano.

Deus constrói a nova personalidade e caráter de José nas dificuldades na casa de Potifar e depois na prisão.

Para nós isto é um dado importante, porque quando se prega na teologia atual que dificuldades e adversidades não podem acontecer na vida do cristão. 

Deus usa toda desgraça, e foram muitas, para provar Sua presença e poder na vida de José. José não era um supercrente. Era um homem comum como nós, mas que guardava em seu coração todos os sonhos e revelações que o Senhor havia lhe concedido.

Foi vendido aos 17 anos pelos irmãos.  Permaneceu mais 2 anos na prisão, quando pensou que podia sair. Aos 30 anos já era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo.

Foram 13 anos para se cumprir os sonhos de Deus. Mas se cumpriram!
Nosso Deus trabalha a nosso favor, mesmo quando não vemos nada e só enxergamos um céu de bronze. É difícil entender, mas ainda bem que Ele está no controle de nossas vidas, nós os que cremos!

A nós nos cabe confiar, viver na presença de Deus, olhando para o céu quando as coisas ficarem desalentadoras.  Ele nos fará vencer porque Ele venceu a morte e o inferno!

SHEVA BRACHOT
MANOEL VALENTIM