sexta-feira, 30 de março de 2007

MENTALIDADE DE ABENÇOADO

MENTALIDADE DE ABENÇOADO

Gênesis 12:2

Uma das grandes revelações que Deus nos deu foi nos ensinar da importância da nova mentalidade, que Ele deseja que seus filhos possuam.
E Deus deseja trabalhar em nossa vida, criando uma nova mentalidade. Todos possuimos uma estrutura mental, o importante é que tenhamos a mentalidade correta. A atenção atua de acordo com a maneira de pensar. O que recebemos desde crianças criou em nós uma mentalidade e toda nossa atenção se orienta por esta maneira de pensar.

Um exemplo: se a pessoa possui uma mentalidade de incompetência, que não é capaz de conseguir as coisas, sua atenção sempre dirigir-se-á para os erros, dos outros e de si mesmo. O que vemos indica a maneira que pensamos. Se nosso esquema de pensamento é de abandono, pensaremos sempre em abandonar os projetos e não lutar por nada. A atenção manifestará sempre sinais de rejeição. Mas se nosso esquema de pensamento é de guerra, estaremos sempre dispostos a lutar pela nossa herança. A memória também sempre seguirá os passos do esquema de pensamento. Se meu esquema é de incapacidade, as lembranças mais fortes de minha memória serão as vezes que não fui bem sucedido em meus planos. Por isso muita gente tem desejo de se matar e diz que sua vida é uma porcaria. Na verdade, a memória dessa pesoas selecciona as lembranças que coincidem com seu esquema de pensamento.

Por que é tão difícil mudar a maneira de pensar? A mente tem que ser bombardeada permanentemente com palavras de fé até que a velha mentalidade seja mudada pela mente de Cristo; então você entrará no sobrenatural e funcionará como Jesus atuou na terra, tendo seus mesmos sucessos. É difícil mudar a mente porque, quanto mais tempo se pensa de um maneira, mais se apaixona por esta maneira. Se desde criança aprendeste que eras incapaz, absorveu o sistema de pensamento de incapacidade, de abandono, de briga, de desconfiança. Quantos mais tempo de mal pensamento, mais impregnado fica. Por exemplo, uma pessoa depresiva por trinta ou quarenta anos formou um sistema de pensamento, e seu problema não é a emoção, mas sua a maneira de pensar que teve durante muitos anos.

Devemos ter vergonha de nossa maneira errada de pensar e não tentar ocultar, mas reconhecer e mudar. Por exemplo: Se pensas que é incapaz, é mais fácil que te dediques toda a vida aos estudos e se torne um mestre ou doutor para ocultar este problema; porque no fundo esta é a sua motivação. Se é a rejeição o seu problema, é mais fácil que tentes agradar a todo mundo ou se torne antipático com as pessoas. Ou seja, tudo o que exageramos, transparecemos muito e queremos demonstrar as pessoas é porque há um esquema de pensamento oposto. Quando uma pessoa histérica , quer chamar a atenção numa reunião, mostrar o que sabe, ela grita para que todo mundo preste a atenção, isto é porque há um esquema de pensamento de rejeição e, para que ninguém descubra essa maneira de pensar, ela desenvolve o oposto.

Deus quer formar uma mentalidade de abençoado: que pensemos, funcionemos e sintamos como abençoado.

Cinco características dos que têm uma mentalidade de abençoado.

I- Somos abençoados antes de ter as coisas.
Não somos abençoados por ter coisas, mas possuimos muitas coisas porque somos abençoados. Deut. 28: “abençoarei tua entrada e tua saída, abençoarei teu deitar e teu levantar”. Não está abençoado o ato de deitar, nem o de levantar, nem a entrada, nem a saída, mas que somos abençoados e por isso quando saímos ou chegamos estamos com a bênção em nós. Não são as coisas que são um bênção, mas as coisas são o efeito de se estar abençoado permanentemente. Diz a Biblia: “Abençoar-te-ei e serás uma bênção”; nós estamos abençoados. O anjo disse a Maria; “Abençoada, terás o salvador”. Maria não foi abençoada porque gerou a Jesus, mas deu a luz ao Salvador porque era abençoada. Portanto, se perdi minha família, Deus vai me restituir uma; se perdi o trabalho, virá outro melhor; se perdi a saúde serei curado; porque não é a família, nem o trabalho, nem a saúde que são as bênçãos, mas que há uma palavra de bênção da parte de Deus sobre a minha vida. As coisas são o efeito da bênção que está sobre mim. Quando éramos crianças dávamos vida e nomes aos nosso brinquedos, mas depois de adultos pensamos que as coisas é que nos dão vida. Achamos que o carro, a roupa, viajar nos dá vida. Quem nos dá vida é a presença permanente do Espírito Santo, que nos habilita a sermos abençoados sempre.

II- Tudo será mudado para melhor.
Dizem, erradamente, que nada pode ficar pior do que já está e que a vida não é justa. Ser abençoados não significa que não vamos passar por problemas; a vida é injusta, mas somos a justiça de Deus. Fui feito justiça para vencer a injustiça. O dia mal que as vezes nos aflige é bíblico, é inerente do mundo em que vivemos, mas não é o fim. As vezes as pessoas ficam procurando respostas a tudo, com o foco no problema. Deus mudará a dor em bênção, transformará o lamento em dança, mudará o mal em bem. É algo sobrenatural que cremos, os que estamos abençoados. Nós temos a promessa que todas as coisas contribuem o bem daqueles que amam ao Senhor.

1- O Senhor mudará a dor em dom.
Alguns Salmos de Davi mostram o quanto ele sentiu a tristeza, chorou e suas lágrimas fizeram um “poço”, mas Deus mandou seu bálsamo e esse poço de dor se transformou em uma fonte para outros beberem. Todas as dores que sofreste fizeram um poço em sua vida, Deus irá enchê-los de água e será um dom para ajudar e abençoar outros. Sua ferida é o sinal para que outros creiam; a cicatriz da sua dor é uma amostra do que Cristo fez em sua vida. Tua cicatriz é um sinal de unção e autoridade que Deus te deu para você ministrar na vida das pessoas que te procurarem.

2- Mudará o “não” em novos caminhos.
Cada vez que te dizem “não”, Deus abrirá um caminho novo. -Alguém disse: “Se disserem a você “não” por um caminho, vai para onde não há caminho e deixa uma impressão” – Roberto Kiyosaki, autor de “Pai rico, Pai pobre”. Quando fez seus livros ninguém os comprava e Deus lhe abriu um caminho: colocou os livros num lavajato. E enquanto lavava os carros vendia seus livros, até que num dia chegou lavar o carro do dono da editora mais importante dos Estados Unidos e este lhe disse que faría-o milionário com esse livro. E Roberto Kiyosaki é multimillonario hoje. Porque quando alguém te diz “não”, Deus abrirá um lugar insólito para que avançes e cumpras o Seu propósito. José tinha tanta certeza de sua vida, que confiava nas revelações que Deus havia lhe dado, porque conhecia e sabia da BÊNÇÃO DE ABRAÃO, que estava sobre a sua vida.

3- Muda os inimigos em seus amigos.
Os que me murmuram serão mudados por ungidos. Nunca brigues com os “Judas” porque estes se matam sozinhos, terminam sozinhos com sua própria vida. Paulo disse: “Demas me abandonou, me traz Marcos” Quando um inimigo sai de sua vida, um amigo vem a sua vida, porque Deus retirará as pessoas erradas e colocará gente correta. Por cada pessoa que te recusou, Deus levantará alguém que te amará e respeitará, mais de dez vezes do que imaginaste.

4- Muda o medo em fé.
Medo é fé em reverso: fé no negativo, no mal e funciona porque é fé. Tudo o que é fé funciona. Deus mudará o medo em fé, porque iremos de glória em glória. Jesus orou e disse: “Pai o que me disseste eu fiz, me dá a glória que tive quando estava contigo”. Quando fazemos o que temos que fazer, Deus dá uma glória. Cada vez que obedecemos, uma glória vem, e se a Biblia diz que iremos de glória em glória, quer dizer que Deus vai habilitar-me para fazer tudo o que Ele disse para eu fazer, porque meu destino é glória. E tudo o que me pediu, farei com medo ou sem medo e Ele mudará em bênção. Usa o mal que te veio, que não faz sentido e que não foi Deus quem te mandou. Pensa como podes mudar para crescer, para aprender, para melhorar, ser melhor pessoa: vê o ensino, ser melhor papai, melhor filho, melhor filho de Deus. Enquanto mudas o oposto em bênção, o lamento em dança, olharás seis meses atrás e descobrirás que cresceste, que amadureceste por essa experiência triste e declarás que o mal foi mudado em bênção.

III- Tenho que abençoar outras pessoas.
Não cobre as pessoas pela suas faltas, abençoa-as. Diz a Biblia: abençoar-te-ei e serás uma bênção. O abençoado, abençoa; porque se não cancela o estado de abençoado. Se não abençoas as pessoas cortás o fluir. Se esta passando por crises econômicas, abençoa ainda mais; no meio da escassez é quanto mais há para abençoar. Tudo o que guardas em teu momento de escassez será para tua morte e o que abençoas ativará sua bênção. Queremos a bênção para estar mais cômodos, mas poucas vezes lembramos-nos que a bênção não é somente para nós, mas para que outro seja abençoado. Tenha um sonho maior que sua comodidade. Um sonho tão grande que alcance abençoar outros, porque assim fluirás. Para ligar um carro tens que girar a chave. Da mesma maneira não podes ser abençoado se estás quieto:
-Convidar a alguém a uma reunião é abençoar -ainda que não entenda nada-, estás ativando algo para que a bênção flua em sua vida porque estás abençoando;
-Orar por alguém, presentear um livro, dar uma palavra de alento, um abraço, contar algo que te abençoou, é abençoar e fluir em sua mentalidade de abençoado.
Mike Murdock diz: “Bênção e maldição não vêm:

-por mentor, porque Judas e Pedro tiveram o mesmo mentor, mas diferente destino;
-pelo pai que tens, porque Salomão e Absalão tiveram o mesmo pai mas seus caminhos foram diferentes;
-por viajar, porque Paulo e Demas viajaram juntos e no entanto Demas abandonou-o.
Bênção vem a tua vida porque decidiste abençoar”.

IV- O abençoado deixa-se abençoar.
Tem gente que quando dá um presente é uma vergonha. Quando alguém te oferece um jantar, aceita-o; quando te presenteiam algo não digas “não” porque estarás cortando a bênção. A pessoa é abençoada por abençoar. Tenho que permitir que me abençoem porque o que o faz é abençoado. Não sintas culpa, se alegra porque o que te abençoou será mais abençoado. Se Deus te dá uma casa, carro, desfruta-o. Desfruta das bênçãos do Senhor.

V - O abençoado dá luz e conecta-se com abençoados.
Quando Maria ficou grávida do Espírito Santo, foi ver Isabel que também estava grávida sobrenaturalmente porque pessoa abençoada conecta-se com gente que entenderá o que ela vai compartilhar. Maria não foi procurar qualquer pessoa, mas Isabel que entenderia o que acontecia naquele momento, porque ela era estéril e Deus lhe deu um filho. Quando se encontraram, o bebe saltou no ventre de Isabel porque o sonho de outros irmãos saltará por alguém abençoado que o saude. Sua mentalidade de abençoado passará por crise e, se nas crises mantiveres sua mentalidade de abençoado, fluirá um grande ministério em sua vida. Jesus foi batizado no Jordão, o espírito da bênção desceu sobre Ele, e Ele foi ao deserto (imediatamente que sua mentalidade seja impregnada pela bênção, vais passar por seu deserto). Jesus saiu do deserto e começou o ministério mais poderoso de toda a história e de todos os tempos. Há pessoas que sempre mostram os sucessos, mas não são os sucessos os que te habilitam a uma tarefa grande, mas o que fizeste na frustração e nas crises. Deixa-me ver: Quando te disseram que “não”, como reagiste?, Quando te recusaram, que fizeste?, Quando te maltrataram, como reagiste também?, Quando sofreste injustiça, que fizeste? Não contes seus sucessos, porque as pessoas que atingem coisas grandes são aquelas que sabem administrar suas crises e dificuldades. E se no meio disso, soubeste manter sua mentalidade de abençoado e dizer “nem só de pão viverá o homem”, ao meu Deus adorarei e ao só Ele servirei”, estás pronto para ministrar as nações da terra. Davi disse: “Unhes minha cabeça com óleo e meu cálice transborda”. Há uma unção sobre nossas vidas. Não precisamos pensar erradamente ou pensar como incrédulos. Disse ainda Davi: “Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito inabalável”.

O Senhor transforme nossa mentalidade e nossa vida, de modo que andemos nesta terra como abençoados.
EV MANOEL VALENTIM
EMAIL: mvalentim@hs24.com.br
SITE: http://www.abencaodeabraao.com/

Nenhum comentário: